quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Uma Roda Gigante: Shiva, Shiva, Shiva Shambo! Mahadeva Shambo!

Por: Yam CHristo Reis

             Eu sou ingênuo, mas não me iludo. É muito engraçado isso, cara: como as pessoas se iludem com as sensações artificiais que o sistema social lhes apresenta. Vou ser mais concreto. Eu vejo, por exemplo, pessoas que falam de amor de uma forma que a gente sente que é verdadeira. No entanto estão falando de um amor individualizado, limitado, fragmentado e pessimista. Estão falando de um relacionamento que tiveram em um meio artificial, permeado por valores artificiais e que, portanto, torna-se um relacionamento frustrado. Daí surge uma conclusão equivocada em relação ao amor. Conclusões erradas pelos motivos errados. O amor em si não é intangível, mas a forma como as pessoas amam em um meio artificial o torna. Desacreditar nesse amor que presenciaram acaba tornando-se ordinário. Inspiração para tantas músicas tristes. Causa de tantos entendimentos niilistas e desentendimentos emocionais.

            Final da Libertadores. Milhares e milhares de colorados em uma só voz torcendo por seu amor em comum. Muitos amigos meus são colorados e eles me dizem: cara, não julga o futebol, não tira conclusões precipitadas e não te investe de preconceitos. O futebol une as pessoas. Tu não tens idéia da emoção que é celebrar um título destes em meio a milhares de pessoas que torcem por um objetivo em comum.


{Um parênteses (Quantas pessoas de bom nível intelectual já ouviram falar – inclusive estudaram muito sobre isso- da porra da POLÍTICA DO PÃO E CIRCO! Manjadíssima mundialmente. Percorreu milênios históricos para ter o ápice da eficácia neste nosso país de populismo mundano. Bolsa family e football pra vocês! Macacos azuis de um lado e vermelhos do outro. Olha lá, vai começar e... FIGHT!! Jamais serão! Chamá-los de macacos é uma ofensa gravíssima aos macacos.) longo, porém inevitavelmente necessário.} Perderei algumas visualizações por isso?...
           

            Bem, eu gosto muito de exercícios de imaginação, então imaginemos o seguinte: milhares e milhares de pessoas protestando seus direitos frente seus governantes. Um movimento unificado e simultâneo em todo o nosso país – quiçá nosso planeta - exarando energia em prol de uma sociedade melhor. Ou então – melhor ainda – imaginem milhares e milhares de pessoas em um círculo gigante, todas de mãos dadas, rezando cânticos de amor em uma só voz, dividindo amor e energia numa ciranda magnética de poder jamais antes vista. Isso não seria muito melhor? MUITO MELHOR MESMO?! Hahahahahaha! Isso seria sensacional.
           
            Emoções são diferentes de sentimentos. As emoções podem ser reproduzidas em qualquer lugar, por qualquer motivo, de qualquer forma. Se eu pensar - tentar lembrar um momento ruim – estarei resgatando aquela emoção vivida. No entanto ela não se fazia presente até que eu a resgatasse pelo meu pensamento/memória. Portanto as emoções, assim como o meio artificial e os valores artificiais, são também artificiais. Já o sentimento – aquilo que se sente – esse sim é verdadeiro. A distinção entre os dois somente é alcançada por um grau muito elevado de conhecimento e sabedoria.

7 comentários:

  1. estou, boquiaberto! felizmente a geração um pouco mais nova, volta a pensar... muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Tive que ler mais de 1 vez para conseguir captar, nao entender, a tua idéia...n consegui acompanhar totalmente teu pensamento,tambem nao sei se é tua intençao nos esclarecer ou nos deixar mais confusos haha
    Concordo com a questao do pao e circo e populismo(assistencialismo, que NAO é necessario Lula otário).
    Eu fui no jogo da final da libertadores e posso te garantir que é muito mais que uma emoção, é um sentimento verdadeiro pela camisa, nao pelos jogadores!
    Penso sempre que quando realmente temos um objetivo e o mentalizamos, fica muito mais facil de alcança-lo e se todos nos unirmos entao...

    Muito bom os textos de voces, parabens guris
    Marina B.

    ResponderExcluir
  3. Po valeu mesmo galera, fico muito muito feliz mesmo..

    Marina, tu tens toda a razão, na verdade o futebol não deixa de ser um rito cultural muito forte, principalmente para nós brasileirtos que nos identificamos (e temos essa necessidade) tanto com o futebol..

    provavelmente seus pais ou um tio, dinda, alguém querido enfim, lhe levou nos jogos desde pequena e lhe mostrou tudo isso com muito amor, motivo pelo qual muitas pessoas sentem-se ofendidas quando critico o futebol, pois nós acabamos vinculando as sensações ao futebol especificamente. Justamente o que eu tentei dizer é que essa sensação tão linda que tu vivenciaste não é vinculada SOMENTE à 11x11 e uma bola, esta sensação é todo histórico de contemplação que tu viveu com as pessoas queridas que compartilharam esse amor em comum, PORÉM, se eu juntasse sua família e mais muitas pessoas queridas e lhes enssinassem a amar uma ritual na praia, com uma fogueira, as pessoas em volta de mãos dadas, fazendo um som ou qualquer coisa do tipo, talvez isso fosse tão agradável quanto o jogo.. e com o tempo seria possível que o ritual lhes trouxessem ainda mais amor e boas sensações pois este é o objetivo, não teria sequer a divisão entre torcidas ou times, não teria nunca um perdedor triste, porque a necessidade da vitória é a derrota de alguém não é mesmo ? Então todos sairiam vitoriosos nessa sensação una e verdadeira que nada mais é do que o amor compartilhado com muitas pessoas em união..

    mas isso é somente um pensamento, uma hipótese..

    ResponderExcluir
  4. Acho que agora consegui captar melhor teu pensamento!
    Tenho uma pergunta: Tu acha que nossos sentimentos e tambem nossas emoçoes seriam as mesmo se nunca tivessemos tido uma "derrota"?

    Marina B.

    ResponderExcluir
  5. http://1.bp.blogspot.com/_UjYxphCpzqQ/S-KNAT4jXxI/AAAAAAAAEKk/G8re22sWf_A/s1600/mafalda-adelante-es-para-alla.gif

    o maior dos motivos para que não abracemos o mundo e façamos dele algo "melhor" agora.

    ResponderExcluir